Sou a Sílvia, uma alma introvertida, sonhadora e irrequieta, deslumbrada pela beleza, ritmo e sabedoria da Natureza. Sou fascinada por florestas, montanhas, planícies, lagos e mares e foi para estar mais perto destes elementos que, em 2021, troquei a cidade pelo campo.
Em 2010 criei o meu primeiro blog, Chegar, onde partilhei, durante mais de 10 anos, as minhas primeiras experiências de vida simples e viagens pelo Portugal inexplorado. Dois anos depois, saiu o meu primeiro livro – 30 Dias Para Conhecer Portugal – relato da minha primeira aventura a solo, de mochila às costas pelo interior do país, durante um mês. E em 2015 recebi o prémio de escrita internacional Navigator, com um conto de uma aventura pelo sul de França.
Antes disso, a minha vida profissional deu-me a oportunidade de viajar pelo mundo inteiro, primeiro como produtora internacional de uma cadeia de televisão, mais tarde como jornalista de viagens. Foi assim que descobri que adoro viajar e amo explorar o mundo em aventuras a solo, ao meu ritmo muito próprio. Depois de mais de dez anos ao serviço dos mass media, percebi que não estava aí a minha felicidade. A minha personalidade introvertida e ultra sensível precisava de outros elementos para que a minha criatividade continuasse a florescer.
Estudei Medicina Chinesa, vivi num mosteiro budista e tornei-me criadora de conteúdos escritos a tempo inteiro. Para além de continuar a alimentar o meu blog, escrevi biografias, fui colaboradora freelancer em várias publicações internacionais, dei aulas de meditação, chi kung e fundadora do curso Fundamentos de uma Vida Minimalista.
O nome Chegar deixou entretanto de fazer sentido e passei a assumir o meu nome, Silvia, como a minha marca, como reflexo do que partilho e do que faço ser aquilo que sou e que me apaixona.
Atualmente escrevo sobre o meu estilo de vida minimalista, partilho as minhas aventuras e descobertas deste Portugal interior que hoje é a minha casa e as minhas ocasionais viagens pelo mundo. Sempre com o mesmo vagar que me permite deslumbrar com os pequenos detalhes, com o ritmo da natureza, com o cultivo de relações humanas profundas e com sentido.
Fico muito feliz que estejas aqui.
Convido-te a acompanhar os meus textos neste blog, a seguir o meu perfil de Instagram aqui.
Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.
Madre Teresa de Calcutá